Seminário Regional sobre o Programa Produtor de Água
Na manhã do dia 27 de fevereiro de 2015, sexta-feira, aconteceu o “Seminário Regional sobre o Programa Produtor de Água para a APRM do alto curso do Rio Santo Anastácio”, no município de Anhumas-SP, que contou com mais de 160 participantes.
O CBH-PP, através da Câmara Técnica de Planejamento, Avaliação e Saneamento (CT-PAS), instituiu o Grupo de Trabalho para a criação da Área de Proteção e Recuperação de Manancial do alto curso do Rio Santo Anastácio (GT-APRM), cuja área da Bacia se delimita entre os municípios de Álvares Machado, Anhumas, presidente Prudente, Pirapozinho e Regente Feijó. Conforme disposto na Lei Estadual nº9.866/97, “considera-se APRM uma ou mais sub-bacias hidrográficas dos mananciais de interesse regional para abastecimento público”. Neste sentido, o grupo composto por membros do Estado, representantes dos municípios e sociedade civil tiveram a iniciativa de realizar o “Seminário Regional sobre o Programa Produtor de Água para a APRM”, que viou trazer informações sobre o que é o Pagamento por Serviços Ambientais, sua importância, benefícios e incentivos a preservação ambiental local.
O Seminário foi uma realização do CBH-PP, DAEE, UNESP/FCT/Presidente Prudente, e Prefeitura Municipal de Anhumas. A iniciativa contou ainda com os seguintes apoiadores: CATI- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral; CDA- Coordenadoria de defesa Agropecuária; CBRN- Coordenadoria da Biodiversidade e Recursos Naturais; PM Álvares Machado/SP; PM de Pirapozinho/SP; PM de Pres. Prudente/SP; PM de Regente Feijó; CIESP- Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (pres. Prudente); SABESP- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo; PONTAL FLORA- Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema; AEAAPP- Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Pres. Prudente e Região; Ministério Público do Estado de São Paulo; Sindicato dos engenheiros no Estado de São Paulo.
Confira nossa galeria de imagem.
Fotos: Álvaro Yanagui e Mylenni Guerra.