Qual o primeiro sinal de problema no coração
Saber quando o coração tá te mandando um aviso é complicado. Os sintomas mudam de uma pessoa pra outra e, honestamente, nem sempre são aquela coisa dramática de filme — gente caindo, mão no peito. Na real, o primeiro sinal muitas vezes nem é uma dor forte. É um desconforto meio estranho que aparece quando você se esforça. Subir escada, carregar sacola, andar um pouco mais rápido. Sabe aquela sensação de aperto, queimação, peso no centro do peito? Pois é. Os médicos chamam isso de angina. O pulo do gato é reparar se isso acontece no esforço e passa quando você descansa. Às vezes o aviso é outro: cansaço do nada, falta de ar, o coração disparando. Vamos destrinchar isso aí. É o sintoma que aparece na maioria das vezes quando o problema é a tal da doença arterial coronariana — basicamente o que mais causa encrenca no coração. Acontece assim: suas artérias, que levam sangue pro coração, tão parcialmente entupidas com placas de gordura. Aí, quando você faz força, o coração pede mais oxigênio, mas o sangue não passa direito. Daí o desconforto. A diferença entre isso e uma dor muscular boba é justamente essa: aparece no esforço, some no repouso. Ou melhora com remédio tipo nitroglicerina. Então, se subir uma ladeira aperta seu peito e parar resolve, liga o alerta. Com certeza. Principalmente em mulher, idoso, quem tem diabetes. Nessa galera, o primeiro sinal pode ser bem diferente. Os mais comuns são: Essa confusão é super comum. Dá uma olhada nessa tabela que ajuda a separar as coisas: Se bater qualquer dúvida, o mais sensato é correr pro hospital. Principalmente se o sintoma for novo, forte, ou vier acompanhado de suor frio, enjoo, tontura. Não inventa moda. Não. Em muitos casos, principalmente em mulheres, pode ser falta de ar, um cansaço extremo, dor nas costas ou mandíbula, ou até aquela sensação de indigestão. Estima-se que uns 30% dos infartos acontecem sem a dor clássica no peito. Sim, totalmente normal. É seu sistema nervoso respondendo. Mas se as palpitações forem frequentes, durarem muito, ou vierem com tontura ou desmaio, aí precisa investigar. Pode sim. Um cansaço que surge sem grande esforço e não melhora com descanso pode ser sinal de insuficiência cardíaca inicial ou obstrução nas artérias. Acontece bastante em mulheres. A estável é previsível: aparece com esforço, melhora com repouso. A instável é mais traiçoeira e perigosa: aparece até em repouso, é mais forte, dura mais ou muda o padrão. Angina instável? Emergência na hora.Qual o primeiro sinal de problema no coração
Por que a angina é considerada o primeiro sinal clássico?
Existem outros primeiros sinais além da dor no peito?
Como diferenciar um sinal cardíaco de ansiedade ou refluxo?
Característica
Sinal Cardíaco (Angina)
Ansiedade / Pânico
Refluxo Gastroesofágico
Gatilho
Esforço físico, estresse, frio
Estresse, preocupação
Comida gordurosa, deitar depois de comer
Sensação
Pressão, aperto, peso, queimação no peito
Pontadas, formigamento, "frio na barriga"
Queimação no estômago, gosto azedo na boca
Duração
Geralmente 2 a 10 minutos, melhora com repouso
Pode durar horas, vai e volta
Pode durar horas, melhora com antiácido
Alívio
Repouso, nitratos
Respiração, se distrair
Antiácido, ficar em pé
Checklist: O que fazer ao notar o primeiro sinal?
Perguntas Frequentes (FAQ)
O primeiro sinal de infarto é sempre dor no peito?
É normal sentir o coração palpitar depois de um susto?
O cansaço pode ser o único sinal de problema no coração?
Qual a diferença entre angina estável e instável?
Resumo Rápido
Artigos semelhantes
- Qual o primeiro sinal de crise de ansiedade
- Quais os primeiros sintomas de problemas neurológicos
- Qual é o primeiro sinal de Parkinson
- Qual o primeiro sinal da ansiedade
- Qual o primeiro sinal de intoxicação
- Qual o primeiro sinal de morte cerebral
- Qual o primeiro sinal de overdose
- Como saber se estou com problema no coração ou ansiedade