Aprovação da Cobrança pelo uso da água!
Em 09 de setembro de 2014, na Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que aconteceu no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes (São paulo/SP), foi aprovada a Cobrança pelo uso da Água no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.
A reunião contou com a presença do Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, o Sr. Mauro Arce, bem como, com a presença dos Senhores Ênio Magro, Presidente do CBH-PP, Sandro Roberto Selmo, Secretário Executivo e o Sr. Murilo Gonçalves Cavalheiro, Secretário Executivo Adjunto do CBH-PP, e demais presentes.
A cobrança pelo uso da água é um instrumento de gestão previsto na Política Estadual de Recursos Hídricos, e seu principal objetivo é estimular o uso racional da água, garantindo assim a sua disponibilidade e qualidade para essa e para as futuras gerações.
Através da história, a água sempre foi considerada como um recurso natural infinito, no entanto, o crescimento das atividades econômicas e da população vem exigindo cada vez mais de nossas reservas.
A água é um bem público e sabemos que quando há excessos, desperdícios e degradação, isso tem um custo, que todos acabamos pagando!
A cobrança é um instrumento de gestão, que tem como maior objetivo estimular o uso racional da água.